Scarcelli Embalagens de Papel

Papel Manteiga

O Que é e Para Que Serve o Papel Manteiga

O papel manteiga é facilmente confundido com o chamado papel vegetal, mas apesar da aparência similar, cada um é destinado para tipos específicos de uso. Quem tem dúvidas sobre para que serve o papel manteiga basta se lembrar de algumas receitas culinárias, que exigem que a forma seja forrada com esse papel, que graças a sua camada de cera resiste à alta temperatura não permite que os alimentos fiquem grudados.

O que é o papel manteiga…

O papel manteiga é aquele que apresenta uma superfície antiaderente, possui cor leitosa e conta com uma leve transparência. Geralmente vendido em rolos, ele tem um acabamento de cera com propriedades que toleram o calor, ou seja, pode ser levado ao forno durante a preparação de receitas.

Para se chegar ao papel manteiga, as indústrias utilizam um procedimento que consiste em passar as folhas de celulose em uma solução de ácido sulfúrico, que garante que ele se torne ainda mais resistente. Posteriormente, ele passa por processos de lavagem e secagem antes de ser comercializado.

Usando no dia a dia…

Apesar de ser descartável, o papel manteiga é muito útil e apresenta inúmeras vantagens. Por exemplo, antes de assar bolos basta cortar um pedaço suficiente do papel que dê para cobrir o fundo da forma, dessa maneira, quando ele estiver pronto poderá ser desinformado muito mais facilmente.

Para que serve o papel manteiga ele vai muito além do uso em receitas de bolos, pois ele se torna muito prático também na preparação de biscoitos de quaisquer tipos. Experimente usá-lo na forma quando for preparar seus cookies favoritos, mesmo aqueles que contenham gotas de chocolate. O papel manteiga criará uma superfície antiaderente que impedirá que seus biscoitos fiquem presos na assadeira. Até mesmo um saco de confeiteiro improvisado pode ser criado a partir desse papel, basta usar a criatividade!

Vantagens do papel manteiga…

Quem tem experiência na cozinha sabe para que serve o papel manteiga e conhece a sua versatilidade. Comparando-o com o papel alumínio, por exemplo, ele oferece muito mais benefícios. Ele protege recipientes de ingredientes como óleo, manteiga ou azeite, serve não apenas para pratos doces, mas pode cobrir assados salgados e funcionar como papillote – aquele embrulho que vai ao forno com peixes e legumes -, além de poder ir diretamente ao micro-ondas, diferentemente do papel alumínio. Além disso, sua degradação na natureza acontece de forma muito mais rápida.

Papel manteiga e a arte japonesa…

Para que serve o papel manteiga note que não precisa estar relacionado apenas à cozinha, pois ele também pode ser aplicado na confecção da milenar arte japonesa de origamis, aquelas famosas dobraduras que podem representar animais, flores e objetos. Aqueles mais elaborados, que exigem mais de 50 dobraduras, são perfeitos para serem feitos com papel manteiga graças à resistência que ele oferece.

Atenção para não se confundir…

Agora que você já sabe para que serve o papel manteiga e como usá-lo no dia a dia, cuidado para não confundi-lo com outros tipos de papeis no momento da compra. Como já citado, ele é parecido com o papel vegetal – muito usado para desenhos -, mas alguns ainda o confundem com o papel encerado ou mesmo com o sulfurizado.

O tipo encerado não é recomendado que seja usado no calor, enquanto que o sulfurizado até é indicado para uso culinário, mas corre o risco de pegar fogo ao contato com qualquer fonte de calor, como uma faísca, por exemplo. Ao contrário do papel manteiga pois eles não possuem tratamento especial que evita a inflamação.

Considerações finais…

O papel manteiga é um dos itens que não podem faltar em casa, sendo considerado um curinga na cozinha tanto na elaboração de pratos doces quanto salgados. Além de sua função antiaderente, é útil também em outros tipos de elaborações como saco de confeitar ou mesmo papillote, sem contar que não apresenta nenhum tipo de risco em contato com o calor.

Gostou de saber para que serve o papel manteiga e como ele é indispensável no dia a dia? Quer mais informações sobre esse produto? Então acesse: Folhas de Papel Glasspel (Manteiga)