Scarcelli Embalagens de Papel

O Meio Ambiente e os Sacos de Papel para Pães

Nos últimos anos, alguns estabelecimentos como supermercados e padarias trocaram as tradicionais embalagens de pão feitas com papel para a versão feita de plástico. Os consumidores não reagirem bem a essa moda e os empresários precisaram se reinventar ao mesmo tempo em que traziam novamente ao mercado as embalagens de papel.

Além disso, o meio ambiente e os sacos de papel combinam muito melhor entre si do que as sacolas de plásticos, que demoram muito mais tempo para entrarem em decomposição. Neste post vou explicar as vantagens de se continuar usando as embalagens de papel, além de dar dicas sobre como reutilizá-las também.

Embalagens de papel e o meio ambiente…

meio ambiente e os sacos de papel estão relacionados desde muito tempo, pois há registros de que o seu uso maciço ocorre desde o início do século XIX. No entanto, naquela época ainda não havia estudos que atestassem o baixo impacto ambiental que esses sacos desempenham no meio ambiente – diferentemente da situação que ocorre no nosso dia a dia. Hoje, sabemos que esse tipo de embalagem é uma das mais ecológicas, pois é 100% renovável, reciclável, compostável e biodegradável.

Entenda o porquê a embalagem é ecológica…

A embalagem de papel é considerada renovável por conta de sua matéria-prima, que são as árvores. Todos os resíduos como galhos e folhas dessas mesmas árvores podem ser reaproveitados na forma de adubo e biomassa, por exemplo. O meio ambiente e os sacos de papel também mantêm uma boa relação por conta de que as embalagens são 100% recicladas, ou seja, através da coleta seletiva elas podem passar por processos de reciclagem que garantem o uso de toda a sua massa.

Sabia que o papel também pode ser utilizado para se fazer composto orgânico? Isso mesmo, misturado da maneira adequada ao solo ele se torna 100% compostável e se transforma em nitrogênio para os microrganismos. Por último, ele também é tratado como um dos poucos elementos que são 100% biodegradáveis em pouquíssimo tempo.

Vantagens sustentáveis…

O meio ambiente e os sacos de papel formam uma dupla que só oferecem vantagens ao planeta sustentável, pois através desse tipo de embalagem ações como redução do uso de sacolas plásticas, reutilização de materiais recicláveis e reciclagem de matérias tornam-se ainda mais fáceis, sendo que tudo isso tem importância fundamental para o consumo consciente que permitirá que o planeta seja conservado para as próximas gerações. Aposte nessa ideia!

Comparação entre embalagem de papel e de plástico…

Papel, vidro, plástico e alumínio são considerados materiais biodegradáveis, ou seja, através da ação de microrganismos presentes na própria natureza eles conseguem ser decompostos por um processo natural. A diferença está no tempo em que cada tipo de matéria leva para se decompor ao ar livre.

Por exemplo, o vidro é um dos materiais mais resistentes e leva até 4.000 anos para ser absorvido pela natureza, enquanto que o plástico precisa de 400 anos, o alumínio cerca de 100 e o papel apenas 3 meses. Por isso que os sacos de papel são considerados as soluções mais ecológicas para o dia a dia.  

Como reutilizar…

Apesar de que o meio ambiente e os sacos de papel estarem praticamente 100% integrados, isso não significa que eles sirvam somente para o armazenamento dos pães, pelo contrário, é possível reutilizá-los em várias funções no dia a dia. Uma das mais comuns é na confecção de embrulhos para presentes cheios de personalidade, mas aposte também em arranjo de flores, entre outras coisas que a sua criatividade permitir.

Consumo consciente…

Quem se preocupa em seguir um padrão de consumo consciente, visando o bem-estar do planeta, já sabe que não existem soluções melhores do que as práticas embalagens de papel, tanto pelo quesito reutilização quanto pelo mínimo impacto que causa na natureza, quando comparadas a outros tipos de materiais como plástico e vidro, por exemplo. Esteja sempre atento para fazer as melhores escolhas hoje e que garantirão o futuro das próximas gerações.

Gostou de saber um pouco mais sobre a relação entre o meio ambiente e os sacos de papel? E se você deseja mais informações sobre esse produto, acesse agora mesmo: Sacos de Papel para Pães.