Scarcelli Embalagens de Papel

Papel Kraft – Um produto 100% Reciclável

Muitas pessoas perguntam se o Papel Kraft é reciclável, correto? Apesar a resposta ser sim, vamos explicar nesse Blog como funciona esse processo.

Esse tipo de papel pode ser reciclado de diversas formas, dependendo do tipo de uso à ser aplicado e principalmente pela sua facilidade de manuseio.

Essa particularidade torna o papel Kraft um produto sustentável, uma vez que a reciclagem não gera descarte ao meio ambiente, colaborando para a redução de resíduos à natureza. Também, minimiza necessidade de extração de matéria prima virgem, reduzindo a carência de recursos ora naturais.

Um aspecto muito interessante é que todo papel é reciclável, embora seja imprescindível tomar cuidado com alguns em específicos que sofrem processos para redução da permeabilidade, pois podem acabar se decompondo em produtos ruins para o reuso.

Por isso a importância o processo de separação dos materiais. Os papeis sujos também devem ser extintos no processo de escolha, sendo que alguns desses materiais passam um processo de compostagem, que é o emprego de sua composição orgânica para projetos de fertilização.

A reciclagem

A reciclagem é a utilização do material selecionado como matéria-prima, transformando-os novamente em itens à ser utilizado ou empregados na indústria. Antes de qualquer coisa, é imprescindível que o material seja coletado passe por uma triagem e separação e análise minuciosa.

Após essa etapa, esses irão gerar fibras novas para produção de papel a partir das fibras velhas. Normalmente as fibras recicladas são misturadas a compostos com fibras virgens, gerando assim maior qualidade ao produto. Fora isso, a pasta da celulose é inserida também com outros compostos químicos, como água e soda cáustica.

Os refinadores fazem o processamento da pasta para melhorar a ligação entre as fibras de celulose, gerando o branqueamento do material, dependendo do tipo de papel. Quanto mais reciclamos, menos madeira é usada para a produção de papel, fazendo assim com que menos árvores sejam derrubadas.

Após a reciclagem, o material estará pronto para retornar ao mercado na forma de novos produtos, contribuindo para a economia de recursos naturais e da preservação ambiental

Vale lembrar que papel Kraft além de reciclável é totalmente sustentável, pois pela sua fácil degradação (ele se degrada em apenas 60 dias em ambiente natural), onde quando descartado no meio ambiente, serve também de adubo ao ser misturado com outros itens orgânicos.

Por isso esse tipo de papel está sendo cada vez mais sendo utilizado como opção ao plástico.

Gostou dessa materia?